Autocompaixão – ação em se amar – (Part.2)

Autocompaixão – ação em se amar – (Part.2)

Namaskar

MINDFUL EATING

Autocompaixão – ação em se amar – (Part 2)

Olá, esse tema é a base da consciência alimentar.

Vou lhe dar o seguinte exemplo pra que possamos visualizar melhor isso.

O verão está chegando e você olha no espelho e diz:

“Desse jeito fica difícil colocar uma roupa de banho” vamos supor que você esteja com 5 kg acima do IMC.

Veja que esse self talk está baseado na autoestima, como que os outros irão te avaliar na praia ou na piscina.

Autoestima é um sentimento que o indivíduo possui quando é detentor de alguma qualidade, proporcionado-lhe uma autoconfiança maior.

Por exemplo uma desembargadora obesa pode ter uma excelente autoestima no tribunal e uma péssima autoestima na balança ou mesmo em frequentar praias.

Amor próprio é o desejo em que você seja feliz.

E a autocompaixão é ação em nos acolher com gentileza, bondade e cuidado, gerando a felicidade do amor próprio.
Concluindo – autoestima não é plena. Amor próprio é evasivo sem ação. A autocompaixão é a sublimação disso tudo, pois fará você ir atrás do método para ser feliz consigo mesmo.

Para alcançarmos um bom caminho espiritual este corpo não deverá nos perturbar com gases, má digestão, pressão alta, sono fora de hora, insônia, obscuridade mental, raiva, ansiedades etc. Isso tudo você controla com a sua alimentação. Imagina você meditando e seu estômago retorcendo de gases do glúten que você acabou de comer. Não dá, né?

O prazer sensorial será controlado na medida que sua consciência estiver sendo desenvolvida e separar o que é desejo do ego e o que necessário para sua nutrição.

Muito bem, segue algumas dicas para o final de semana:

1º) procure passeios onde o prana predomina, ou seja, parques, zoológicos, praias, enfim onde a natureza esteja presente. Retire os sapatos e desmagnetize seu corpo dos aparelhos eletrônicos pisando na areia ou a terra.

2º) pule o café da manhã e o jantar realizando o jejum intermitente e quando comer de preferências aos alimentos ricos em Triptofano. Por exemplo: ovos de galinhas felizes (orgânico), abacate avocado, quinoa.

3º)  Nas bebidas alcoólicas dê preferência ao vinho tinto, pois a uva e rica em Resveratrol. Cerveja tem glúten.

4º) Após a ingesta de doces, administre chá de canela. Assim seu pico de insulina será amenizado.

5º) observe sua urina e a mantenha sempre bem clara. Esse é o indicador de um corpo hidratado.

“Que a mente de autocompaixão, que ainda não nasceu, que nasça e cresça. Possa aquela que já nasceu, não se degenerar e crescer para sempre.”

Mantra adaptado do budismo tibetano:

OM TARE TUTARE TURE SOHA

OM MUNI MUNI MAHA MUNI SHAKYAMUNYE SOHA

OM GURUBHYO NAMAHA HARIHI OM

OM SHANTI SHANTI SHANTIHI

Que a sua conexão com o divino lhe proporcione um corpo livre de interferências.

Bom final de semana

Marcos Leite – Empresário, aluno do Dr. Ruguê em Ayurveda
https://youtu.be/DpJ6Poqo6sQ

Fonte do vídeo: Canal youtube Happy Nutri

Matéria anterior: Autocompaixão – ação em se amar (Part 1)

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