Café da manhã – período Vata agravado ou pico de cortisol

Café da manhã – período Vata agravado ou pico de cortisol

Namaskar

MINDFUL EATING

Café da manhã – período Vata agravado ou pico de cortisol

Olá, o café da manhã é um momento muito importante no nosso dia, pois é nesse período que nos motivamos para as tarefas diárias e que poucos sabem, saímos de um período Vata que culmina no pico do hormônio cortisol.

O que é cortisol?

É o hormônio do stress liberado pelas glândulas supra-renais.

Quando acordamos temos o pico do cortisol que devemos controlá-lo com a qualidade do sono. Um bom sono reparador inibirá a alta desse pico.

Do ponto de vista da Ayurveda níveis altos de cortisol significa Vata agravado, ou seja, o medo que estimula a ansiedade são a causa para uma péssima noite de sono e por consequência um despertar tenso é angustiante.

Como reduzir essas interferências quando acordamos?

Primeiramente Vata agravado implica na procura de oposto pra equilibrar. O oposto de Vata é Kapha nesse sentido. Após as 6 horas da manhã saímos do período Vata e entramos em Kapha. Comer alimentos Tamasticos, ou seja, comidas cremosas, pesadas no ponto de vista digestivo, irá agravar Kapha e seu dia será péssimo.

Recomenda-se:

1º) acorde dentro do período Vata, ou seja, até as 6 horas da manhã.

2º) Entre 5 e 6 da manhã é um período Sattivico em que você deverá estar acordado eliminando as toxinas, raspando a língua, e excretando as impurezas com fezes e urinas. Dentro desse período realize a meditação e apenas ingira água morna com limão e mel. O mel pode ser substituído por uma Tâmara.

3º) Acalme a mente. Conecte com seres de luz e peça proteção para o dia que começa, realizando pranayamas.

Muito bem, feita a parte espiritual, faça alguma atividade física, pelo menos alongamentos ou Surya Namaskar, saudação ao Sol. Tome banho e aproveite para recitação de mantras de purificação.

Agora você está pronto para comer.

Dicas de alimentação:

1º) coma ovos de galinhas felizes (orgânicos) cozidas por 7 minutos;

2º) caso faça atividade intensa física é indicado a ingesta de bananas. Condimente-a com canela chia e quinoa.

3º) Coma abacate avocado, misturando com azeite, curry, sal do Himalaia , Ghee.

Não adicione cebola nem alho, isso agravará Vata e o cortisol e toda prática espiritual.

4º) Beba Bulletproof – café orgânico + Ghee + óleo de côco e canela. Bata num mixer.

5º) poderá substituir o café por chá verde, hibisco, erva doce.

Pronto, seu café da manhã está pronto. Você pode variar com as frutas ou leguminosas ricas em triptofano, que irão estimular a serotonina.

Evite:

1º) pães

2º) refrigerante

3º) Leite

4º) processados ( peito de peru, presuntos, salames, salsichas)

5º) queijos amarelos

Lamento dizer, mas o nosso café da manhã está totalmente errado e agrava sua ansiedade e por consequência a qualidade do seu dia e um acúmulo de peso.

A consciência alimentar é a sabedoria e a autocompaixão é o método.

Que a sua mente se transforme no Dharma, que o Dharma se transforme no caminho e que o caminho esteja livre de interferências.

OM NAMO MANJUSHIRIYE

OM AH GURU BUDDHA SIDDHI HUM

OM TARE TUTARE TURE SOHA

OM GURUBHYO NAMAHA HARIHI OM

OM SHANTI SHANTI SHANTIHI

Que a sua conexão com o divino lhe proporcione um excelente café da manhã.

Marcos Leite – Empresário, aluno do Dr. Ruguê em Ayurveda

https://youtu.be/Qf7viHlmr38

Fonte do Vídeo: Canal Youtube Victor Sorrentino

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