O sono e a faxina do organismo

O sono e a faxina do organismo

Namaskar

MINDFUL EATING

O sono e a faxina do organismo

Olá, muito se fala de uma boa noite de sono, do sono reparador, do tempo que se deve dormir etc.

Não se deve analisar o sono de forma isolada sem a presença da alimentação que você fez ao longo do dia.

Lamento dizer que se você foi a uma churrascaria no almoço e a noite comeu um monte de pão de queijo cheio de glúten e antes de dormir um pedaço de bolo, sua noite de sono não será nem um pouco reparadora e sim Tamastica, lenta quase inerte.

O preparo para o sono deverá ocorrer já com o por do sol, evitando a ingesta de cafeína ou mesmo panaceias digestivas que contenham gengibre e canela.

Assista, no final deste artigo, ao vídeo sugerido onde a nutricionista Marise Berg orienta quais alimentos devem ser ingeridos. Em minha opinião, se você investiu em um bom almoço, nada deve ser ingerido a noite. Aproveite e faça pelo menos um jejum de 12 horas das 18 às 6:00 da manhã.

Caso sinta muita fome a noite, são indicados alimentos que agravem Kapha como sopa de legumes e leite de amêndoas.

O período PITTA das 22 às 2 hs da manhã é aquele em que as transformações metabólicas estarão sendo feitas com a eliminação das toxinas. Metaforicamente falando, o caminhão de lixo vai passar e o lixo tem que tá na rua pra ser recolhido.

Isso significa que você deverá estar na cama dormindo na hora do detox do fígado e dos rins quando estiver acontecendo esta faxina.

Estando o corpo livre de toxinas no período Vata – 2hs as 6hs – o sono reparador será pleno e sem interferências gástricas como gases. A energia será plena para o dia seguinte.

A boa noite de sono começa com a boa alimentação de café da manhã anterior. Para tanto alimentos ricos em triptofano são os mais recomendados para o sono reparador. Esse aminoácido estimula a produção da serotonina e melatonina.

Dentro da nossa realidade urbana e do ponto de vista da Ayurveda, os alimentos mais indicados para serem ingeridos ao longo do dia são:

– Ovos de galinhas felizes (orgânicos)

– Abacate avocado

– Bananas

– Grãos como Feijões, Ervilhas e Lentilhas.

– Oleaginosas como Nozes, Castanha do Pará, Amendoim.

O leite e a carne também possuem, porém a carga de toxinas que vem junto não compensa a ingesta deles.

Como foi visto uma boa noite de sono está intimamente ligada a uma consciência alimentar. Inclui-se nessa consciência o ambiente ao qual você irá dormir, programas de TV que irá assistir ou músicas.

As atividades noturnas deverão ser Sattivica, ou seja, calmas, harmônicas e com impressões coerentes com o descanso.

Recomenda- se para tanto o seguinte:

– aromatizações acolhedoras como o sândalo e a lavanda.

– redução de luzes no quarto.

– uma boa roupa de cama que lhe proporcione bem estar ao dormir.

– evitar filmes e músicas agitadas.

– faça orações ou recitações de mantras.

Uma noite calma e revigorante, gera um dia com criatividade e impetuosidade sem agressividade.

Que a sua conexão com o divino lhe proporcione um sono reparador.

Marcos Leite – Empresário, aluno do Dr. Ruguê em Ayurveda

Bom sono.

Sono, por Marise Berg Nutricionista

https://youtu.be/x3WzJoSntLk

Fonte do Vídeo: Canal youtube Marise

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