Os três aspectos dos alimentos

Os três aspectos dos alimentos

Namaskar

MINDFUL EATING

Olá, passarei hoje três aspectos que o praticante da consciência alimentar e do Yoga, deverá estar atento no seu dia a dia, que são:

– aspecto bioquímico

– aspecto bioenergético

– aspecto bioespiritual

1º) O bioquímico irá sintetizar ao máximo o princípio ativo da erva medicinal. Por exemplo quando é produzido a erva em cápsulas na farmácia de manipulação.

2º) O bioenergético irá analisar o atributo da erva (seco, oleosos, frio, quente, leve, pesado…) e o desequilíbrio nos doshas que a erva poderá causar. Lembrando que semelhante agrava semelhante e oposto equilibra. Por exemplo, se estou numa noite de verão, tomar sopa apimentada a noite irá me esquentar mais ainda e não irá me acalmar nesse período de descanso.

3º) aspecto bioespiritual está relacionado às trigunas e ao karma.

O que seria isso?

Relaciona-se às qualidades da matéria, que são:

– Sattva -> equilíbrio, harmonia, coerência

– Rajas -> movimento, egoísmo, agitação, praticidade.

– Tamas -> inércia, ignorância, pesado.

Além disso tem o aspecto karmico, que não será abordado aqui, porém resumidamente são condicionamentos que você adquiriu nessa vida e em vidas passadas.

Como se alimenta a pessoa influenciada por essas qualidades?

Tamas procuram sempre sólidos cremosos e que causem lentidão ou empachamento  (tortas de chocolate, feijoadas extremamente condimentadas com carnes gordurosas, frituras, churrascaria)

A pessoa com influência Rajasssica irá se alimentar em pé, andando, em fast foods, assistindo  televisão e manuseando celular.

Uma pessoa Sattivica, aplicará técnicas de  MINDFUL EATING  sentando à mesa mesmo que seja para beber um copo d’água. Irá procurar alimentos ricos em nutrientes e de fácil digestibilidade.

Assista no final deste texto o vídeo do meu professor, Dr Ruguê e entenda melhor o explicado aqui.

Lembre- se que a sabedoria é a consciência alimentar e a autocompaixão é o método.

Dicas:

Evite o contato excessivos com alimentos feitos em micro ondas, pipocas por exemplo e batatas fritas. E de regra geral alimentos que vão à altas temperaturas, veja no caso da batata.

O aminoácido asparagina reage com a glicose (ou frutose) e libera a maléfica acrilamida, composto já conhecido pela ciência por causar câncer em ratos. Existem outros alimentos que liberam acrilamida, mas a batata é a que apresenta maior teor dessa substância quando é frita, por isso se fala tanto dela.

Que a sua conexão com o divino lhe proporcione uma mente Sattivica.

Bom trabalho.

Marcos Leite – Empresário, aluno do Dr. Ruguê em Ayurveda
https://youtu.be/6slVbMkf3Iw

Fonte do Vídeo: Canal Youtube Grupo UNUS

Envie seu comentário