Os três aspectos dos alimentos
- Por Empreendedor F15D
- Em Ayurveda
- 19 OUT 2017
- 12H35

Namaskar
MINDFUL EATING
Olá, passarei hoje três aspectos que o praticante da consciência alimentar e do Yoga, deverá estar atento no seu dia a dia, que são:
– aspecto bioquímico
– aspecto bioenergético
– aspecto bioespiritual
1º) O bioquímico irá sintetizar ao máximo o princípio ativo da erva medicinal. Por exemplo quando é produzido a erva em cápsulas na farmácia de manipulação.
2º) O bioenergético irá analisar o atributo da erva (seco, oleosos, frio, quente, leve, pesado…) e o desequilíbrio nos doshas que a erva poderá causar. Lembrando que semelhante agrava semelhante e oposto equilibra. Por exemplo, se estou numa noite de verão, tomar sopa apimentada a noite irá me esquentar mais ainda e não irá me acalmar nesse período de descanso.
3º) aspecto bioespiritual está relacionado às trigunas e ao karma.
O que seria isso?
Relaciona-se às qualidades da matéria, que são:
– Sattva -> equilíbrio, harmonia, coerência
– Rajas -> movimento, egoísmo, agitação, praticidade.
– Tamas -> inércia, ignorância, pesado.
Além disso tem o aspecto karmico, que não será abordado aqui, porém resumidamente são condicionamentos que você adquiriu nessa vida e em vidas passadas.
Como se alimenta a pessoa influenciada por essas qualidades?
Tamas procuram sempre sólidos cremosos e que causem lentidão ou empachamento (tortas de chocolate, feijoadas extremamente condimentadas com carnes gordurosas, frituras, churrascaria)
A pessoa com influência Rajasssica irá se alimentar em pé, andando, em fast foods, assistindo televisão e manuseando celular.
Uma pessoa Sattivica, aplicará técnicas de MINDFUL EATING sentando à mesa mesmo que seja para beber um copo d’água. Irá procurar alimentos ricos em nutrientes e de fácil digestibilidade.
Assista no final deste texto o vídeo do meu professor, Dr Ruguê e entenda melhor o explicado aqui.
Lembre- se que a sabedoria é a consciência alimentar e a autocompaixão é o método.
Dicas:
Evite o contato excessivos com alimentos feitos em micro ondas, pipocas por exemplo e batatas fritas. E de regra geral alimentos que vão à altas temperaturas, veja no caso da batata.
O aminoácido asparagina reage com a glicose (ou frutose) e libera a maléfica acrilamida, composto já conhecido pela ciência por causar câncer em ratos. Existem outros alimentos que liberam acrilamida, mas a batata é a que apresenta maior teor dessa substância quando é frita, por isso se fala tanto dela.
Que a sua conexão com o divino lhe proporcione uma mente Sattivica.
Bom trabalho.
Marcos Leite – Empresário, aluno do Dr. Ruguê em Ayurveda
https://youtu.be/6slVbMkf3Iw
Fonte do Vídeo: Canal Youtube Grupo UNUS