Rejuvenescimento na visão ayurvédica

Rejuvenescimento na visão ayurvédica

Namaskar

MINDFUL ETING

Rejuvenescimento na visão ayurvédica

Olá, poderia resumir o rejuvenescimento da seguinte forma:

Rotinas  diárias que estimulam a reposição dos 7 tecidos sem toxinas.

Quais são os 7 tecidos?

Rasa – Plasma

Rakta – hemoglobina e Plaquetas

Mamsa – músculo

Meda – gordura

Asthi – ossos

Majja – tecido nervoso e medula óssea

Shukra – tecido reprodutivo

Muito bem, o tecido mais sutil é o tecido reprodutivo e o mais grosseiro seria o plasma.

Após 4 horas, o que você ingeriu estará formando o oceano chamado plasma. As ilhas desse oceano são os órgãos. O que isso significa? Que os nutrientes do alimento que você comeu em pouco tempo já estarão atuando na transformação de todos seus tecidos.

Para que você consiga fechar um ciclo e alcançar o último tecido que é o reprodutivo é necessário uma rotina ininterrupta de 30 dias mais ou menos.

Um plasma rico em toxinas, afetará toda composição dos demais tecidos. Então, resumidamente quando se fala em rejuvenescimento, entende-se em eliminar as toxinas do corpo.

Agora, eliminar toxina é fácil só fazer jejum ou um panchakarma, o problema é manter o corpo desintoxicado e fechar esse ciclo de 28 a 30 dias.

Conseguindo fechar o ciclo você terá visivelmente sintomas normais do tecido ósseo de forma nítida, que são:

– unhas bem formadas

– dentes não serrilhados

– cabelos não quebradiços

A pele alimentada com vitamina D estará bem corada e livre de inflamações.

Dicas de rotina:

1º) acorde cedo e de preferência antes do sol raiar.

2º) raspe a língua e veja o nível de toxinas que foram excretadas durante a noite.

3º) beba água morna com limão e mel – isso irá aquecer sua ” fornalha digestiva”.

4º) faça posições de yoga – Surya Namaskar, saudação ao sol ou alguma atividade física. Lembre – se que o suor é eliminação de toxinas do tecido gorduroso.

5º) concentre sua alimentação no almoço e não coma antes de 2 horas do horário que você vai dormir.

6º) a noite não ouça ou assista nada que  agite sua mente e prepare- se para o sono com recitações de mantras, diminuindo sensivelmente a luminosidade do ambiente.

Das 18 às 22 horas é um horário Kapha, portanto aproveite e desacelere agravando Kapha, comendo tâmaras ou sopa de legumes e chá de camomila.

Não recomendo excesso de doces à noite. Isso irá estimular a produção de insulina e cortisol.

Caso a fome seja grande, coma ovos com Ghee e cúrcuma.

O estímulo deverá ser concentrado na produção de melatonina e o hormônio de crescimento (GH). Sugiro  a ingestão ovos de galinhas felizes (orgânicos), abacate, beterraba e bananas ao longo do dia.

Conseguindo manter por um mês essa rotina, sentirá  a diferença na pele.

Não esqueça de se expor ao sol 3 vezes na semana por pelo menos 20 minutos.

OM GURBHYO NAMAHA HARIHI OM

OM SHANTI SHANTI SHANTIHI

Que a sua conexão com o divino lhe proporcione rotinas saudáveis.

Marcos Leite – Empresário, aluno do Dr. Ruguê em Ayurveda

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https://youtu.be/_CViZQd4vOw

Fonte do vídeo: Canal youtube NAMU

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